Os palestrantes do I Ciclo de Seminários sobre Orçamento Público: Política & Planejamento.
James Giacomoni
Economista pela Universidade Federal de Santa Maria (RS); Pós-graduado em Administração pelo Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Administração da FGV e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS). Consultor de Orçamentos do Senado Federal. Concursado. De janeiro de 1995 a setembro de 2001, em Brasília (DF). Atualmente aposentado. Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília – UnB, de agosto de 1995 a novembro de 2010. Atualmente é aposentado da UnB. Anteriormente, foi professor da Universidade de Santa Maria (RS) de 1968 a julho de 1995. No período entre fevereiro de 1993 e dezembro de 1994 esteve lotado no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS). Atualmente é professor dos programas de formação e aperfeiçoamento da Escola Nacional de Administração Pública –ENAP, em Brasília.
Seminário: O Orçamento Público tem ainda importância?
Data e Hora: 15 de Setembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Pedro Henrique Costandrade
Bacharel
em Direto pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, Licenciado em Letras
- Português pela Universidade de Brasília - UnB, Pós-Graduado em Direito Constitucional
e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Trabalhou com o
Min. Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior
Eleitoral durante sua presidência neste último. Atualmente é Assessor
Jurídico-Administrativo da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Seminário: A necessidade de indicadores para subsidiar a formulação de políticas públicas, o caso da Cultura no Distrito Federal
Data e Hora: 17 de Setembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Bruno Magalhães D'Abadia
Bruno Magalhães D'Abadia é graduado em Engenharia Mecatrônica pela
UnB, possui 2 pós-graduações em Engenharia, e hoje é mestrando em Economia pela
UnB. Os principais concursos nos quais conseguiu ser aprovado foram: Petrobras
(Engenheiro de Petróleo - 2008), IBGE (Gestor em Pesquisa - 2009),
Superintendência da Previdência Complementar, Previc (Especialista em Finanças
e Contabilidade, 1º lugar - 2010), TCU (AUFC, 5º lugar para obras públicas -
2011) e Câmara dos Deputados (Consultor Legislativo em Finanças Públicas, 1º
lugar - 2014). Trabalhou como engenheiro da Petrobras e na iniciativa privada,
hoje é Auditor Federal de Controle Externo do TCU, onde já esteve como Assessor
do Ministro Raimundo Carreiro e Diretor Substituto da Secob Edificações/DT-3, e
aguarda sua nomeação para consultor em Finanças Públicas da Câmara dos
Deputados.
Seminário: O processo legislativo orçamentário e o orçamento impositivo
Data e Hora: 24 de Setembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Carlos Alexandre Amorim Rocha
Prof.
C. Alexandre A. Rocha. Mestre em Economia (UnB, 1997) e MSc in Economics (LSE,
2001). Professor de Análise Macroeconômica II, de Estatística Econômica e
Social e de Econometria da graduação em Economia da AEUDF (2001-2002) e de
Finanças Públicas do curso de especialização em Finanças Públicas da ESAF
(2011). Trabalhou na ECT (1984-1987), no BB S.A. (1987-1992) e no TCU
(1992-2002). Consultor Legislativo do Senado Federal, com atuação na área de
política econômica, desde 2002.
Redigiu estudos sobre a organização do sistema de controle das finanças públicas federais, do impacto da Emenda Constitucional nº 25 sobre as despesas de câmaras de vereadores no período de 1998 a 2001, da probabilidade de vitória nas eleições de 2002 à luz do tempo de exposição no horário eleitoral gratuito, dos fatores que influenciaram as reeleições de prefeitos em 2000, da contribuição do Senado Federal para a implementação das parcerias público-privadas no Brasil, dos limites globais de endividamento de estados e municípios, do desempenho do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal e da constitucionalidade do Fundo de Participação dos Municípios.
Seminário: O Rateio do FPE e do FPM.
Data e Hora: 29 de Setembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Lucas Oliveira Gomes Ferreira
Professor
assistente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de
Brasília. Mestre pelo programa Multi-institucional e Inter-regional de
Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2012). Graduado em Ciências
Contábeis pela Universidade de Brasília (2009). Auditor Federal de Controle
Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Foi servidor do Superior Tribunal
Militar (STM), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
(TJDFT), da Fundação Universidade de Brasília (FUB – UnB) e do Metrô-DF. Possui
experiência em auditoria, contabilidade pública, orçamento, operacionalização
do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), em
cadastro e regularidade fiscal de fornecedores, sanções resultantes da execução
de contratos administrativos e processo licitatório em geral.
Seminário: Órgãos de Controle da Administração Pública Federal
Data e Hora: 01 de Outubro de 2014 às 19h
Local: Auditório Azul (Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - UnB)
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Ricardo Alberto Volpe
Economista graduado pela Universidade de Brasília,
advogado pela Universidade do Distrito Federal, cursou pós-graduação em
economia do setor público pela FGV/DF. Desde 1994 atua na área do orçamento
público federal, tendo sido Coordenador Adjunto de Administração da
Procuradoria da República no Distrito Federal entre 1996-1997, Assessor do
Secretário do Orçamento Federal em entre 1997-2002 e Gerente de Projetos
do Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Orçamento Federal entre
2002-2003. Desde 2003 é consultor de orçamento, exercendo atualmente da
Diretoria da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos
Deputados. Foi Coordenador da Mensagem Presidencial de Encaminhamento Da Proposta Orçamentária de 1998 a 2002. Participou da Equipe da Reforma Orçamentária de 2000, de 1998 a 2000. Fez o acompanhamento técnico e político da apreciação legislativa da LDO e da LOA e do relacionamento SOF/MP e CMO/CN, bem como da Lei de Responsabilidade Fiscal, de 1998 a 2002. Partcipou da coordenação do processo de apreciação dos Projetos de Leis do Plano Plurianual 2004/2007, de Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos da União em 2003.
Seminário: O processo orçamentário brasileiro após a Constituição Federal de 1988.
Data e Hora: 06 de Outubro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Marcelo Barros Gomes
Marcelo Barros Gomes é auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Mestre em Administração e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science e Especialista em Auditoria Governamental pelo Government Accountability Office (EUA). Atualmente, Marcelo Barros Gomes é, também, professor colaborador da Fundação Getúlio Vargas (FGV); do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC); e do Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF).
Seminário: Capacidades estatais e transformações para geração de valor público: contribuições e limites do controle externo
Data e Hora: 13 de Outubro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Riezo Silva Almeida
Possui
graduação em economia pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UNIDF
(2002), pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Planejamento,
Orçamento e Gestão Pública, Mestrado em Economia ple Universidade de Brasília-
UNB e Doutorando em Educação pela UNB. Atualmente é Analista de Orçamento do
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT/MPU) e Professor do
Departamento de Administração ministrando as disciplinas Orçamento Público e
Cálculo Finaceiro até 2013 - UNB. Atualmente é Professor do IESB.
Seminário: Orçamento Público no MPU: Fiscalização do Orçamento pelas Políticas Públicas
Data e Hora: 15 de Outubro de 2014 às 19h
Local: Auditório Azul (Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - UnB)
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Auditora Federal de Controle Externo do TCU desde
2004, atuou como Diretora Técnica na Secretaria de Controle Externo da Saúde de
2008 a 2014, tendo supervisionado diversas auditorias na área de saúde. Entre
2001 e 2004 foi Analista de Finanças e Controle na Controladoria Geral da
União. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília,
Especialista em Auditoria Externa e Interna pelo Centro Universitário do DF.
Atualmente atua como Assessora na Secretaria de Controle Externo da Saúde, onde
supervisiona trabalhos de fiscalização.
Seminário: Fiscalização da execução
orçamentária das ações de saúde – a experiência do TCU
Data e Hora: 20 de
Outubro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito -
UnB)
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Luíza Helena Almeida
Possui graduação em Ciência Política e mestrado em
Estudos Comparados nas Américas (Ciências Sociais), ambos pela Universidade de
Brasília (2007). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em
Comportamento Legislativo, Orçamento Público e Políticas Públicas. Em 2006, foi
assistente de pesquisa em comportamento eleitoral para a Universidade da
Califórnia de San Diego. Em 2008, foi pesquisadora júnior em políticas públicas
e avaliação de programas governamentais na Rede de Informação Tecnológica
Latinoamericana. Em 2011, foi assistente de pesquisa para a Vanderbilt
University, novamente em comportamento eleitoral. Em 2012/2013 trabalhou na
assessoria em advocacy de políticas públicas e orçamento público da Ágere -
Cooperação em Advocacy, participando da Rede Nacional Primeira Infância e
atuando na Coordenação Colegiada do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação
do Trabalho Infantil. Atualmente é analista socioeconômica na Gerência de Meio
Ambiente da Empresa de Planejamento e Logística - EPL.
Seminário: Orçamento Público e Controle Social
Data e Hora: 22 de Outubro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Marcos Mendes
Marcos
Mendes nasceu no Rio de Janeiro em 1965. É economista com graduação e mestrado
na Universidade de Brasília e doutorado na USP. Desde 1995 é Consultor
Legislativo do Senado na área de finanças públicas. Anteriormente trabalhou no
Banco Central e no Tesouro Nacional. Especializado em finanças públicas, produziu
diversos estudos, vários deles premiados, sobre políticas públicas, os
desequilíbrios orçamentários no Brasil e os problemas de gestão fiscal, suas
causas políticas e econômicas. Seus trabalhos analisam questões tão diversas
quanto o tipo de política fiscal que ajuda a reeleger um prefeito; os efeitos
da aprovação do Código Nacional de Trânsito sobre a mortalidade em acidentes
automobilísticos; as inconsistências em projetos de grandes obras públicas como
o “trem-bala” ou os estádios da Copa do Mundo; os problemas nos modelos de
concessão de serviços públicos; a febre
de criação de municípios que assolou o Brasil em décadas passadas. Desde 2011 é
um dos editores do premiado site “Brasil, economia e governo” que, em
associação com o Instituto Fernand Braudel, analisa os impactos das políticas
públicas sobre a economia e o bem-estar
social.
Seminário: Desigualdade, Democracia e Fragilidade Fiscal no Brasil
Data e Hora: 27 de Outubro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Rodrigo Lino de Brito & Luna Bouzada Flores Viana
Rodrigo Lino de Brito
Especialista em Políticas Públicas e Gestão
Governamental (EPPGG), desde 2011, atuando à frente da Coordenação-Geral de
Planejamento e Orçamento da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério
da Saúde desde fevereiro de 2013. 13 anos de experiência em áreas de planejamento e
gestão orçamentária, atuando tanto junto às esferas municipal e federal de
governo, quanto à academia. Mestre em Saúde Pública (2007) e Especialista em
Saúde Coletiva (2004), ambos pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da
Fundação Oswaldo Cruz (CPqAM/Fiocruz). Graduado em Odontologia, pela Universidade Federal
de Pernambuco (UFPE), em 2001.
Luna Bouzada Flores Viana
Especialista em Políticas Públicas e Gestão
Governamental (2007) atuando no gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde desde
2011. Mestre em Ciência Política UnB (2011). Especialização em Gestão de Políticas Sociais
(PUCMinas, 2006). Graduação Administração UFMG (2006). Graduação em Relações Internacionais (PUCMinas,
2004)
Seminário: Visão geral sobre o orçamento federal para a saúde: Prática e Desafios
Data e Hora: 29 de Outubro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Rafael Amorim de Amorim
É Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, sob o n. 33547, e Administrador, inscrito no Conselho Federal de Administração, Seccional Rio Grande do Sul, sob o n. 27.640. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). É Auditor (Carreira de Finanças e Controle pertencente ao Ciclo de Gestão do Governo Federal) da Controladoria-Geral da União (Órgão integrante da Presidência da República), titular do cargo em comissão de Coordenador-Geral de Monitoramento de Processos Disciplinares (DAS 101.4). Ocupou cargos públicos na Advocacia-Geral da União e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. É Professor do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), onde leciona as disciplinas Direito Constitucional e Direito Administrativo e orienta trabalhos de conclusão de curso. É Instrutor de cursos da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda - ESAF/MF. É aluno especial do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UNB), cursando as disciplinas Estado e Regulação e Direito Econômico. Aprovado em 2º lugar no concurso para Consultor Legislativo, área VIII (Administração Pública), da Câmara dos Deputados (Edital n. 13 - CD, de 2/4/2014), com nomeação prevista para outubro de 2014.
Seminário: Os avanços da CGU no controle das políticas públicas
Data e Hora: 05 de Novembro de 2014 às 19h
Local: Sala 06/52 (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FACE/UnB)
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Bruno
Ramos Mangualde
Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro
Nacional (STN), é gerente de Normas e Procedimentos Contábeis lotado na
Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF).
Membro da equipe responsável pela elaboração do Manual de Contabilidade
Aplicada ao Setor Público, possui experiência na Condução de Grupos Técnicos e
na elaboração de rotinas contábeis e demonstrações contábeis do Governo
Federal. É graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG) e em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília
(UnB), e detém uma Especialização em Administração Orçamentário Financeira pela
Escola de Administração Fazendária (ESAF) e um Mestrado em Finanças e
Contabilidade Internacional pela Universidade de Birmingham/Reino Unido.
Seminário: Processo de Convergência da Contabilidade Pública e seus reflexos sobre a Gestão Fiscal e a Formação Acadêmica dos Profissionais da Área
Data e
Hora: 10 de Novembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Lucieni Pereira da Silva
Lucieni Pereira é graduada em administração de empresas e especialista em finanças públicas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Desde 2004 é Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União e atua na área de finanças públicas, com participação nos Grupos Técnicos criados pela Secretaria do Tesouro Nacional para elaboração dos Manuais que instituem os Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal. Anteriormente, foi Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (2000-2004), ocasião em que participou como instrutora do Programa Nacional de Treinamento da LRF promovido pelos Ministérios do Planejamento e Fazenda, além de ministrar cursos de gestão fiscal pela Escola de Contas. É professora de finanças públicas na pós-graduação e cursos in company do Instituto dos Magistrados do Distrito Federal (IMAG-DF), Escola Nacional de Governo (ENG), Fundação Universa e outras instituições de ensino, já tendo ministrado curso e palestras na Escola Nacional do Ministério Público da União (ESMPU) para Procuradores da República. Foi conteudista do Módulo de Finanças Públicas do Programa Brasil Municípios, que tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agente executor dos recursos da União Europeia, e coordenação técnico-pedagógica de Ministério do Planejamento e Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF). Colaborou com os relatores na Câmara dos Deputados e Senado Federal e articulou a aprovação da Lei Complementar no 141, de 2012, que estabelece normas gerais de finanças, fiscalização, avaliação e controle dos orçamentos públicos de saúde. Recentemente, integrou Grupo de Estudo coordenado pelo Ministro Marco Aurélio do Supremo Tribunal Federal para analisar o Projeto de Lei de criação da previdência complementar dos servidores públicos federais. É autora de artigos sobre impactos jurídico-fiscais da previdência complementar dos servidores públicos e novas modelagens institucionais propostas para a administração pública, sob a coordenação do jurista e Professor Dalmo de Abreu Dallari da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), entidade que participa com frequência de diversas audiências públicas no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal, no Ministério Público Federal e nas Universidades para debater temas como finanças da saúde, educação, política fiscal, previdência do servidor, transparência, controle público e social, dentre outros temas, além de promover, com a Procuradoria-Geral da República, Oficina de Controle Social sobre o novo Estatuto de Finanças da Saúde.
Seminário: Aspectos Gerais da Gestão Fiscal e da nova Lei de Finanças da Saúde (Lei Complementar 141/2012)
Data e Hora: 12 de Novembro de 2014 às 19h
Data e Hora: 12 de Novembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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CLIQUE AQUI para ver os Slides do Seminário da Lucieni.
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Fidelis Fantin Júnior
Fidelis
Antonio Fantin Junior, consultor de orçamento e fiscalização financeira da
Câmara dos Deputados, desde 1999. Formado em Ciências Econômicas,
especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro e em Teoria e Operação de Moderna Economia Nacional pela George
Washington University (EUA), curso de Orçamento e Economia da Defesa pela
National Defense University (EUA) e curso de formação de analista de
fiscalização e controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Atuou
como analista de orçamento da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão (SOF/MPOG). Já atuou na coordenação técnica do
processo orçamentário e atualmente é coordenador do Núcleo de Justiça e Defesa
da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados.
Atua como docente no CEFOR deste 2003, em matéria orçamentária, e também atuou
como docente em matéria financeira e orçamentária pública no Escola de
Administração Fazendária (ESAF) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Seminário: O Orçamento Federal e suas implicações
Data e Hora: 17 de Novembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Selene Peres
Nunes
Graduada em economia pela Universidade Federal do
Rio de Janeiro e em Ciências Contábeis ela Universidade Católica de Brasília,
mestre em economia pela Universidade de Brasília. Também é professora de
Finanças Públicas em Cursos de Pós-Graduação e tem vários trabalhos publicados,
tendo quatro deles recebido prêmios do Tesouro Nacional.
É Analista de Finanças e Controle da Secretaria do
Tesouro Nacional, requisitada para a a Secretaria de Política Econômica do
Ministério da Fazenda, onde atua como Coordenadora de Gestão Corporativa. Como Assessora Econômica do Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão, foi uma das responsáveis pela elaboração do Projeto de Lei
de Responsabilidade Fiscal e pela sua negociação técnica no Congresso Nacional.
Foi também autora das propostas para a Lei de Responsabilidade Fiscal do
Equador, do Paraguai e da Jamaica.
Foi também Coordenadora de Normas de Contabilidade
Aplicadas à Federação, área responsável pela edição dos Manuais da Secretaria
do Tesouro Nacional e pela coordenação dos Grupos Técnicos de Padronização de
Relatórios e de Padronização de Procedimentos Contábeis. Foi uma das
responsáveis pela elaboração do Projeto de Lei de Qualidade Fiscal – PLS
248/2009, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional e cujo objetivo é
substituir a Lei 4320/64.
Seminário: Projetos de Lei de Qualidade Fiscal e Responsabilidade Orçamentária (A Nova Lei 4.320/1964)
Data e Hora: 19 de Novembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Almir Serra Martins Menezes Neto
Possui
Graduação e Mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília. Pós-Graduação
em Análise e Avaliação se Políticas Públicas – ISC/TCU (2012/2013). É Auditor
Federal de Controle Externo – TCU desde 2008. Coordenou e participou de
diversas auditorias de natureza operacional, como por exemplo, nas Unidades de
pronto atendimento (UPA), nos Institutos federais (IFs), no Ministério do
Esporte, Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior, etc. Atualmente trabalha na Secretaria de métodos aplicados e suporte à auditoria. Professor
de Filosofia, Filosofia do Direito e Lógica na graduação e pós-graduação em instituições
como UNB, ESAF, Escola da Advocacia Geral da União e diversas instituições de ensino
superior de Brasília (2002 – 2013). Instrutor em mais de 10 cursos de auditoria
operacional e técnicas de auditoria para tribunais de contas estaduais, Entidades de
Fiscalização Superior da América Latina e Caribe (OLACEFS) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
(CPLP). Conteudista de cursos de
Filosofia e Lógica para cursos presenciais e a distância: ESAF, EAGU, Universidade
Católica. Autor de artigos na área de filosofia, administração pública e
avaliação de políticas públicas.
Seminário: Gestão e Avaliação da Política Pública de Saúde à Luz da Nova
Lei de Finanças da Saúde (Lei Complementar 141/2012)
Data e Hora: 24 de Novembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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Ana Carolina Zoghbi
Ana Carolina Zoghbi possui graduação em
Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Economia
Aplicada/PPGE/FEARP/USP pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado
defendido com Distinção em Administração Pública e Governo EAESP-FGV (2011).
Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Educação,
Economia Social e Econometria. Profissionalmente, Ana Carolina Zoghbi atuou em
pesquisas sobre avaliação dos gastos para a educação junto às organizações:
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;
Fundação Lemann; e Fundação Getulio Vargas (SP). Atualmente, é professora
adjunta A na Universidade de Brasília.
Seminário: Vertical and horizontal interactions between governments and their effects on the educational decentralization decisions in Brazil
Data e Hora: 26 de Novembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Azul (Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - UnB)
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Antônio Carlos Paiva Futuro
Antônio Carlos Paiva Futuro é graduado em Ciências Jurídicas com
especialização em Direito Tributário e Finanças Públicas. Cursou também
Matemática e Ciências Econômicas. É servidor público federal desde 1980. De
1980 a 1990 atuou no Ministério da Educação (MEC) exercendo as funções de:
analista de sistema em diversos projetos do MEC; superintendente de
Desenvolvimento de Sistemas; coordenador de Orçamento e assessor do
Secretário-Geral do Ministério.
Entre 1990 e 1993 trabalhou na área ambiental do Governo sendo
responsável pela coordenação-geral de Administração da extinta Secretaria de
Meio Ambiente, da Presidência da República e pela Subsecretaria de Assuntos
Administrativos do Ministério do Meio Ambiente. De 1993 a 1998, coordenou a
área de Modernização e Informática do MEC. Entre 1998 e 2008 trabalhou na
Secretaria de Orçamento Federal (SOF/MP) na coordenação das atividades ligadas
aos Departamentos de Programas Econômicos (DECON) e de Gestão Estratégica e
Tecnologia (DEGET) e por último na Assessoria da Secretária de Orçamento. De
2008 a 2011 foi diretor de Gestão Estratégica do Ministério da Integração
Nacional. Desde 2011 estava como diretor de Administração e Gestão da Fundação
Nacional do Índio (FUNAI/MJ).
Luiz Guilherme Pinto Henriques
(Palestrante que substituiu Antônio
Carlos Paiva Futuro)
Luiz Guilherme Pinto Henriques é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Economia do Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas. Em 1997 tornou-se Analista de Planejamento e Orçamento do Departamento de Programas Econômicos, da Secretaria de Orçamento Federal e atualmente é Coordenador-Geral de Inovação e Assuntos Orçamentários e Federativos da Secretaria-Adjunta de Gestão Corporativa, da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Também já exerceu a Gerência de Planejamento, Orçamento e Finanças e Contabilidade (GPOF) da Superintendência de Administração e Finanças (SAF) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em 1995 foi premiado em Terceiro lugar no II Prêmio do Conselho Regional de Economia, 11ª Região (CORENCO-DF) – Ignácio Rangel, com o trabalho “Empresas Estatais: Aspectos Teóricos e Conjunturais”. E também já exerceu muitas outras funções na Administração Pública Federal.
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Luiz Guilherme Pinto Henriques é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Economia do Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas. Em 1997 tornou-se Analista de Planejamento e Orçamento do Departamento de Programas Econômicos, da Secretaria de Orçamento Federal e atualmente é Coordenador-Geral de Inovação e Assuntos Orçamentários e Federativos da Secretaria-Adjunta de Gestão Corporativa, da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Também já exerceu a Gerência de Planejamento, Orçamento e Finanças e Contabilidade (GPOF) da Superintendência de Administração e Finanças (SAF) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em 1995 foi premiado em Terceiro lugar no II Prêmio do Conselho Regional de Economia, 11ª Região (CORENCO-DF) – Ignácio Rangel, com o trabalho “Empresas Estatais: Aspectos Teóricos e Conjunturais”. E também já exerceu muitas outras funções na Administração Pública Federal.
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Marcelo Wilbert
Possui
graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina
(1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002)
e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é Professor
Adjunto da área de Métodos Quantitativos, no Departamento de Contabilidade e
Ciências Atuariais, da Universidade de Brasília. Atua em dois projetos de
pesquisa: (i) Previdência Social no Brasil - Desequilíbrios e Perspectivas -,
sobre análise da Previdência Social no Brasil, com enfoque nos aspectos que
envolvem os seus desequilíbrios financeiros e atuariais; e (ii) Incentivos em
Economia e Contabilidade do Setor Público, que tem por objetivo o
desenvolvimento de pesquisas cujo escopo envolve a informação contábil e
econômica. O projeto vislumbra a análise de problemas que surgem no âmbito da
economia e contabilidade do setor público com origem na assimetria de
informação e de incentivos entre os agentes envolvidos. Propostas de mecanismos
para a solução desses problemas. Os principais tópicos abordados são política
monetária, federalismo fiscal, orçamento público, controle social, regulação,
economia da saúde.
Seminário: Previdência Social: Fator previdenciário e tábuas de mortalidade
Data e Hora: 03 de Dezembro de 2014 às 19h
Local: Auditório Joaquim Nabuco (Faculdade de Direito - UnB)
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